fbpx
15.8 C
Tomar

Sp. Tomar apurado para disputar a Taça 1947, competição que vai juntar as oito melhores equipas do campeonato

Relacionadas

Casais que fizerem compras no Mercado Municipal habilitam-se a jantares para o Dia dos namorados

O Município de Tomar encontra-se a promover uma campanha, no âmbito do seu...

Candidatos do PS visitam Complexo Cultural da Levada

Os candidatos do PS pelo círculo de Santarém às Legislativas de 30 de janeiro estiveram, no passado...

Posto de Turismo encerrado devido a casos de Covid-19

O posto municipal de Turismo, na Avenida Cândido Madureira, vai estar encerrado até ao dia 21 de...

Regresso do campeonato nacional: encontro de leões resultou… numa goleada!

Quase um mês depois do último jogo (triunfo por expressivo 0-23, na ilha de São Miguel, Açores,...

CDU em campanha por Tomar

A CDU decidiu que ao longo da pré-campanha devia estabelecer contactos com várias entidades do distrito de...

A equipa sénior do Sp. Tomar/IPT já alcançou dois importantes propósitos neste início de temporada: o apuramento, com o primeiro lugar na ‘liguilha’, para disputar a 1.ª Divisão; e, ao garantir um lugar na primeira metade da tabela classificativa, a presença na estreia da Taça 1947.

Esta nova competição da Federação de Patinagem de Portugal (FPP), que vai realizar-se entre os dias 9 e 13 de dezembro, no Pavilhão Municipal de Luso, pelas oito melhores equipas do campeonato nacional no final da primeira volta, foi apresentada no passado dia 4 de novembro, na Mealhada.

Luís Sénica, presidente da FPP, explicou que a nova competição pretende homenagear a data em que Portugal foi, pela primeira vez, campeão do Mundo e da Europa, em 1947. Daí a escolha do nome da prova, carregado de simbolismo e história.  

“Somos hoje, em termos de modalidade, muito daquilo que estes homens pioneiros em 47 nos transformaram. Cipriano Santos (guarda-redes), Emídio Pinto (guarda-redes), Correia dos Santos, Jesus Correia, Álvaro Lopes, Olivério Serpa (capitão), Sidónio Serpa e António Soares, e também o seu treinador, José Prazeres, afirmavam então que Portugal apresentou uma nova maneira de jogar ao mundo, que se baseava principalmente na velocidade”, lembrou o presidente da FPP.  

Face à situação atual do país, derivada da pandemia, a competição não deverá ter público a assistir. No entanto, todos os jogos da Taça 1947 terão transmissão televisiva através d’A Bola TV e do site da FPP.

O modelo competitivo, sugerido pelos clubes, consiste em ter dois cabeças de série (primeiro e segundo classificados do campeonato nacional), que não se cruzam nos quartos de final. 

“A partir daí vamos ter sorteio puro. O que quer dizer que, tirando o primeiro e o segundo que não se cruzam, do primeiro ao oitavo todos se podem cruzar”, explicou ainda Luís Sénica. 

O encontro entre Sanjoanense e Juv. Viana, que estava agendado para a passada quarta feira, da jornada 12 do campeonato, foi adiado para dia 16… e, assim, deixa de contar no apuramento para a Taça 1947.

No entanto, o apuramento das duas equipas continua em aberto… Mais: com a derrota do Tigres de Almeirim (4-8 frente ao FC Porto), passaram a ser as únicas candidatas à última vaga. Isto porque o H. Braga, sem o Tigres nas contas, terá desvantagem no confronto direto com Juv. Viana, num desempate a dois ou a três.

Presença garantida têm, portanto, já sete equipas: Sporting, Ó. Barcelos, Oliveirense, FC Porto, Benfica, Valongo e Sp. Tomar/IPT.

Com a vitória em Tomar, o Sporting garantiu o primeiro lugar na tabela classificativa da 1.ª Divisão, à data da Taça 1947.

Na corrida à segunda posição, a decidir pelo rácio de pontos por jogo, estão Ó. Barcelos e Benfica… que, curiosamente, se encontram no próximo sábado, na cidade do Cávado.

Caso os barcelenses vençam ou empatem, asseguram o segundo lugar. Uma vitória vale à equipa encarnada – que não joga desde 14 de novembro e ocupa o quinto lugar – o privilégio de não defrontar o eterno rival na primeira eliminatória.

Os quartos de final da Taça 1947 realizam-se nos dias 9 e 10. O dia 11, sexta feira, será de descanso. No sábado, 12, jogam-se as meias finais e no domingo, à tarde, realiza-se a final. 

O sorteio desta nova competição está agendado para segunda feira, dia 6.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -

Últimas

Casais que fizerem compras no Mercado Municipal habilitam-se a jantares para o Dia dos namorados

O Município de Tomar encontra-se a promover uma campanha, no âmbito do seu...

Candidatos do PS visitam Complexo Cultural da Levada

Os candidatos do PS pelo círculo de Santarém às Legislativas de 30 de janeiro estiveram, no passado...

Posto de Turismo encerrado devido a casos de Covid-19

O posto municipal de Turismo, na Avenida Cândido Madureira, vai estar encerrado até ao dia 21 de janeiro, inclusive.

Regresso do campeonato nacional: encontro de leões resultou… numa goleada!

Quase um mês depois do último jogo (triunfo por expressivo 0-23, na ilha de São Miguel, Açores, frente ao Caldeiras, para os...

CDU em campanha por Tomar

A CDU decidiu que ao longo da pré-campanha devia estabelecer contactos com várias entidades do distrito de Santarém, e em Tomar considerou-se...

Catarina Martins em Torres Novas no comício do Bloco

Catarina Martins, coordenadora nacional do Bloco de Esquerda, vai estar em Torres Novas, na próxima quarta-feira, dia 19 de janeiro, para participar...
- Advertisement -

Mais notícias

- Advertisement -