fbpx
17.5 C
Tomar

Sp. Tomar apurado para disputar a Taça 1947, competição que vai juntar as oito melhores equipas do campeonato

Relacionadas

Esta semana suplemento especial na edição impressa do “Cidade de Tomar” alusivo aos 50 anos do 25 de Abril

O 25 de abril de 1974 marcou um momento crucial na história de Portugal, com a Revolução...

Natália Cardoso era professora na Guiné-Bissau no 25 de Abril de 1974

Falar no 25 de Abril é falar do que se sentia nas Províncias Ultramarinas por parte de...

Carlos Beato: “O 25 de Abril valeu a pena”

Carlos Beato esteve ao lado de Salgueiro Maia na madrugada libertadora de 25 de Abril de 1974....

Celebrar Abril com arte

No passado domingo, na Praça da República, uma outra forma de contar a história e de a...

“Os caminhos para a liberdade” com trabalhos dos alunos de artes visuais

Porque os cravos têm que ser semeados e cuidados, e a Democracia também, a Assembleia Municipal de...

A equipa sénior do Sp. Tomar/IPT já alcançou dois importantes propósitos neste início de temporada: o apuramento, com o primeiro lugar na ‘liguilha’, para disputar a 1.ª Divisão; e, ao garantir um lugar na primeira metade da tabela classificativa, a presença na estreia da Taça 1947.

Esta nova competição da Federação de Patinagem de Portugal (FPP), que vai realizar-se entre os dias 9 e 13 de dezembro, no Pavilhão Municipal de Luso, pelas oito melhores equipas do campeonato nacional no final da primeira volta, foi apresentada no passado dia 4 de novembro, na Mealhada.

Luís Sénica, presidente da FPP, explicou que a nova competição pretende homenagear a data em que Portugal foi, pela primeira vez, campeão do Mundo e da Europa, em 1947. Daí a escolha do nome da prova, carregado de simbolismo e história.  

“Somos hoje, em termos de modalidade, muito daquilo que estes homens pioneiros em 47 nos transformaram. Cipriano Santos (guarda-redes), Emídio Pinto (guarda-redes), Correia dos Santos, Jesus Correia, Álvaro Lopes, Olivério Serpa (capitão), Sidónio Serpa e António Soares, e também o seu treinador, José Prazeres, afirmavam então que Portugal apresentou uma nova maneira de jogar ao mundo, que se baseava principalmente na velocidade”, lembrou o presidente da FPP.  

Face à situação atual do país, derivada da pandemia, a competição não deverá ter público a assistir. No entanto, todos os jogos da Taça 1947 terão transmissão televisiva através d’A Bola TV e do site da FPP.

O modelo competitivo, sugerido pelos clubes, consiste em ter dois cabeças de série (primeiro e segundo classificados do campeonato nacional), que não se cruzam nos quartos de final. 

“A partir daí vamos ter sorteio puro. O que quer dizer que, tirando o primeiro e o segundo que não se cruzam, do primeiro ao oitavo todos se podem cruzar”, explicou ainda Luís Sénica. 

O encontro entre Sanjoanense e Juv. Viana, que estava agendado para a passada quarta feira, da jornada 12 do campeonato, foi adiado para dia 16… e, assim, deixa de contar no apuramento para a Taça 1947.

No entanto, o apuramento das duas equipas continua em aberto… Mais: com a derrota do Tigres de Almeirim (4-8 frente ao FC Porto), passaram a ser as únicas candidatas à última vaga. Isto porque o H. Braga, sem o Tigres nas contas, terá desvantagem no confronto direto com Juv. Viana, num desempate a dois ou a três.

Presença garantida têm, portanto, já sete equipas: Sporting, Ó. Barcelos, Oliveirense, FC Porto, Benfica, Valongo e Sp. Tomar/IPT.

Com a vitória em Tomar, o Sporting garantiu o primeiro lugar na tabela classificativa da 1.ª Divisão, à data da Taça 1947.

Na corrida à segunda posição, a decidir pelo rácio de pontos por jogo, estão Ó. Barcelos e Benfica… que, curiosamente, se encontram no próximo sábado, na cidade do Cávado.

Caso os barcelenses vençam ou empatem, asseguram o segundo lugar. Uma vitória vale à equipa encarnada – que não joga desde 14 de novembro e ocupa o quinto lugar – o privilégio de não defrontar o eterno rival na primeira eliminatória.

Os quartos de final da Taça 1947 realizam-se nos dias 9 e 10. O dia 11, sexta feira, será de descanso. No sábado, 12, jogam-se as meias finais e no domingo, à tarde, realiza-se a final. 

O sorteio desta nova competição está agendado para segunda feira, dia 6.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -

Últimas

Esta semana suplemento especial na edição impressa do “Cidade de Tomar” alusivo aos 50 anos do 25 de Abril

O 25 de abril de 1974 marcou um momento crucial na história de Portugal, com a Revolução...

Natália Cardoso era professora na Guiné-Bissau no 25 de Abril de 1974

Falar no 25 de Abril é falar do que se sentia nas Províncias Ultramarinas por parte de...

Carlos Beato: “O 25 de Abril valeu a pena”

Carlos Beato esteve ao lado de Salgueiro Maia na madrugada libertadora de 25 de Abril de 1974. O capitão Carlos Beato era o comandante...

Celebrar Abril com arte

No passado domingo, na Praça da República, uma outra forma de contar a história e de a recordar, com as estátuas vivas....

“Os caminhos para a liberdade” com trabalhos dos alunos de artes visuais

Porque os cravos têm que ser semeados e cuidados, e a Democracia também, a Assembleia Municipal de Tomar promoveu, em conjunto com...

Primeiro TESP de Turismo Equestre aprovado vai ser ministrado na Golegã

A Golegã irá receber o primeiro Curso Técnico Superior Profissional (TesP) de Turismo Equestre do país, o qual será ministrado pelo ISLA...
- Advertisement -

Mais notícias

- Advertisement -