fbpx
15 C
Tomar

Leões cedem empate em Viana do Castelo… num jogo com arbitragem muito controversa!

Relacionadas

Maria dos Anjos Esperança distinguida como profissional do ano pelo Rotary Club Tomar Cidade

Os membros de Rotary International são profissionais com destaque nas suas atividades, têm uma classificação profissional, dedicam...

“Queremos continuar a dar lazer e contribuir para a preservação dos nossos valores tradicionais”

Carlos Eira, 58 anos, é presidente da direção do CALMA - Clube de Atividades de Lazer e...

CHMT: profissionais de saúde lamentam ter ficado de fora na atribuição de prémios

Alguns funcionários do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), nomeadamente técnicos de Radiologia, estão indignados por terem...

Campeão do mundo de ski em Castelo do Bode… para um “evento inédito na Europa”

O conceituado skiador italiano Matteo Luzzeri, atleta da equipa da HO SKIS e ex-campeão do mundo, vai...

Gustavo Rodrigo e Beatriz Guilherme em bom plano nos 60 metros barreiras

A sexta jornada de Absolutos, competição organizado pela Associação Distrital de Atletismo de Leira, realizou-se no dia...

Irónico! Um golo de Pedro Baptista, a três segundos do final, garantiu o empate, 3-3, à Juv. Viana… e, consequentemente, roubou dois pontos ao Sp. Tomar/IPT, no final da tarde de sábado, para a jornada 11 do principal campeonato nacional.

E a ironia resulta do facto de, na jornada anterior, no confronto com o FC Porto (no domingo), a equipa tomarense ter garantido o empate (4-4) por Filipe Almeida… a quatro segundos do final, também numa situação de ataque com cinco elementos!

Desta vez, frente a uma adversário que estava em crescendo – registara apenas uma derrota nos últimos quatro jogos -, os leões de Tomar foram ambiciosos e comandaram o marcador até aos segundos finais… No entanto, uma série de decisões questionáveis da dupla de arbitragem – Paulo Almeida (Aveiro) e José Manuel Pereira (Porto) -, na segunda parte, deixou a equipa leonina… à beira de um ataque de nervos!

Num embate intenso e dividido, Rúben Sousa dispôs de uma grande oportunidade para abrir o marcador, no minuto 17: no primeiro livre direto (falta sobre Alexandre ‘Xanoca’ Marques), o guarda-redes Jorge Correia negou o golo ao número 66 da equipa leonina.

Mas no minuto seguinte, em igual situação (cartão azul a Francisco Silva por falta sobre Ivo Silva), Rubinho atirou forte… e inaugurou mesmo o marcador no Pavilhão José Natário.

A segunda parte foi um autêntico festival de cartões azuis, de situações de bola parada… e de decisões controversas da arbitragem!

O guarda-redes Francisco Veludo, logo no minuto 4, opôs-se com sucesso a Gustavo Lima, na cobrança de uma grande penalidade (falta de Anderson ‘Nery’ Silva sobre Francisco Silva).

No outro lado, já no minuto 33, o guardião Jorge Correia viu o cartão azul… e, passados cerca de 30 segundos, aproveitando a superioridade numérica, o Sp. Tomar/IPT ampliou a vantagem (0-2): passe de Xanoca, da direita, e Ivo Silva, ao segundo poste, bateu o suplente Bruno Guia.

Volvidos três minutos, o capitão leonino viu o cartão azul por falta (!) sobre Gustavo Lima: no consequente livre direto, Veludo negou o golo ao número 7 da Juv. Viana.

A equipa tomarense seguiu reduzida em pista… e, decorrido pouco mais de um minuto, foi castigada com uma grande penalidade, por falta de Pedro Martins sobre Diogo Casanova: o capitão Francisco Silva atirou… ao lado!

Paulo Passos, que segundos antes tinha desperdiçado grande oportunidade isolado frente a Correia, viu também o cartão azul, no minuto 38, por falta sobre o francês Rémi Herman: no livre direto, Casanova reduziu para 1-2.

Em igual situação (décima falta da Juv. Viana), passado um minuto e meio, Rúben Sousa atirou certeiro… e repôs a vantagem de dois golos (1-3).

A resposta da equipa vianense surgiu volvido apenas um minuto, também de livre direto (cartão azul a Pedro Martins), por Casanova (2-3).

Na cobrança de mais um livre direto (décima falta do Sp. Tomar/IPT), passado um minuto, Casanova não conseguiu bater Veludo e impor o empate. Filipe Almeida, já no minuto 45, numa grande penalidade, também permitiu a defesa a Jorge Correia.

Os leões reagiram à pressão do adversário… e voltaram a marcar – passe de Filipe Almeida da direita e finalização de Rúben Sousa – a menos de três minutos do final, mas o golo foi anulado… após conferência entre os dois árbitros!

No último minuto, o treinador da Juv. Viana, André Azevedo, apostou no ataque com cinco elementos (portanto, sem guarda-redes na pista). E a ousadia acabou por resultar nos instantes finais: remate de Casanova e desvio (feliz) de Pedro Baptista, fixando o resultado em 3-3.

A comitiva tomarense protestou, alegando que o desvio foi feito com a luva. Mas, desta vez, a equipa de arbitragem manteve a decisão… e, para desespero da equipa leonina, validou o golo!

Apesar deste percalço, o Sp. Tomar/IPT somou um ponto… que o deixa no sexto lugar e muito perto de garantir a presença na Taça 1947: esta nova competição irá realizar-se entre 9 e 13 de dezembro, no Luso, envolvendo as oito melhores equipas do campeonato nacional no final da primeira volta.

Outros resultados desta jornada 11: Sporting-Riba D’Ave, 4-2; Ó. Barcelos-Tigres Almeirim, 6-2; H. Braga-Oliveirense, 2-4; foram adiados os encontros FC Porto-Sanjoanense, Turquel-Benfica e Valongo-Famalicense.

Na próxima jornada, na terça feira, 1 de dezembro (16h00), o Sp. Tomar/IPT recebe o líder Sporting.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -

Últimas

Maria dos Anjos Esperança distinguida como profissional do ano pelo Rotary Club Tomar Cidade

Os membros de Rotary International são profissionais com destaque nas suas atividades, têm uma classificação profissional, dedicam...

“Queremos continuar a dar lazer e contribuir para a preservação dos nossos valores tradicionais”

Carlos Eira, 58 anos, é presidente da direção do CALMA - Clube de Atividades de Lazer e...

CHMT: profissionais de saúde lamentam ter ficado de fora na atribuição de prémios

Alguns funcionários do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), nomeadamente técnicos de Radiologia, estão indignados por terem sido deixados de fora na...

Campeão do mundo de ski em Castelo do Bode… para um “evento inédito na Europa”

O conceituado skiador italiano Matteo Luzzeri, atleta da equipa da HO SKIS e ex-campeão do mundo, vai estar em Castelo do Bode,...

Gustavo Rodrigo e Beatriz Guilherme em bom plano nos 60 metros barreiras

A sexta jornada de Absolutos, competição organizado pela Associação Distrital de Atletismo de Leira, realizou-se no dia 10 de janeiro, domingo, em...

Surto no Lar de S. Pedro está controlado

A exemplo do que tem acontecido com outros lares do concelho e dado o aumento de casos em Tomar, há registo de...
- Advertisement -

Mais notícias

- Advertisement -