fbpx
16.5 C
Tomar

Leões cedem empate em Viana do Castelo… num jogo com arbitragem muito controversa!

Relacionadas

OMIRI no próximo dia 9 de outubro em Tomar

Omiri é um dos mais originais projetos de reinvenção da música tradicional portuguesa. Para reinventar a tradição,...

Autárquicas 2021: Comissão Nacional de Eleições avançou com “procedimento contra-ordenacional” contra presidente da câmara

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) avançou com um “procedimento contra-ordenacional” contra Anabela Freitas, presidente da Câmara...

Autárquicas: são sete as escolhas em Tomar

A cidade templária conta para as Eleições Autárquicas do próximo domingo, dia 26 de setembro, com 33...

Sertã: apreensão de mais de três mil plantas de canábis

O Comando Territorial de Castelo Branco, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da Sertã, deteve, no...

Ação de desratização e desbaratização: condicionamento do estacionamento na rua Jácome Ratton no próximo dia 1 outubro

Tendo em conta a realização dos trabalhos de desratização e desbaratização, o estacionamento na rua Jácome Ratton...

Irónico! Um golo de Pedro Baptista, a três segundos do final, garantiu o empate, 3-3, à Juv. Viana… e, consequentemente, roubou dois pontos ao Sp. Tomar/IPT, no final da tarde de sábado, para a jornada 11 do principal campeonato nacional.

E a ironia resulta do facto de, na jornada anterior, no confronto com o FC Porto (no domingo), a equipa tomarense ter garantido o empate (4-4) por Filipe Almeida… a quatro segundos do final, também numa situação de ataque com cinco elementos!

Desta vez, frente a uma adversário que estava em crescendo – registara apenas uma derrota nos últimos quatro jogos -, os leões de Tomar foram ambiciosos e comandaram o marcador até aos segundos finais… No entanto, uma série de decisões questionáveis da dupla de arbitragem – Paulo Almeida (Aveiro) e José Manuel Pereira (Porto) -, na segunda parte, deixou a equipa leonina… à beira de um ataque de nervos!

Num embate intenso e dividido, Rúben Sousa dispôs de uma grande oportunidade para abrir o marcador, no minuto 17: no primeiro livre direto (falta sobre Alexandre ‘Xanoca’ Marques), o guarda-redes Jorge Correia negou o golo ao número 66 da equipa leonina.

Mas no minuto seguinte, em igual situação (cartão azul a Francisco Silva por falta sobre Ivo Silva), Rubinho atirou forte… e inaugurou mesmo o marcador no Pavilhão José Natário.

A segunda parte foi um autêntico festival de cartões azuis, de situações de bola parada… e de decisões controversas da arbitragem!

O guarda-redes Francisco Veludo, logo no minuto 4, opôs-se com sucesso a Gustavo Lima, na cobrança de uma grande penalidade (falta de Anderson ‘Nery’ Silva sobre Francisco Silva).

No outro lado, já no minuto 33, o guardião Jorge Correia viu o cartão azul… e, passados cerca de 30 segundos, aproveitando a superioridade numérica, o Sp. Tomar/IPT ampliou a vantagem (0-2): passe de Xanoca, da direita, e Ivo Silva, ao segundo poste, bateu o suplente Bruno Guia.

Volvidos três minutos, o capitão leonino viu o cartão azul por falta (!) sobre Gustavo Lima: no consequente livre direto, Veludo negou o golo ao número 7 da Juv. Viana.

A equipa tomarense seguiu reduzida em pista… e, decorrido pouco mais de um minuto, foi castigada com uma grande penalidade, por falta de Pedro Martins sobre Diogo Casanova: o capitão Francisco Silva atirou… ao lado!

Paulo Passos, que segundos antes tinha desperdiçado grande oportunidade isolado frente a Correia, viu também o cartão azul, no minuto 38, por falta sobre o francês Rémi Herman: no livre direto, Casanova reduziu para 1-2.

Em igual situação (décima falta da Juv. Viana), passado um minuto e meio, Rúben Sousa atirou certeiro… e repôs a vantagem de dois golos (1-3).

A resposta da equipa vianense surgiu volvido apenas um minuto, também de livre direto (cartão azul a Pedro Martins), por Casanova (2-3).

Na cobrança de mais um livre direto (décima falta do Sp. Tomar/IPT), passado um minuto, Casanova não conseguiu bater Veludo e impor o empate. Filipe Almeida, já no minuto 45, numa grande penalidade, também permitiu a defesa a Jorge Correia.

Os leões reagiram à pressão do adversário… e voltaram a marcar – passe de Filipe Almeida da direita e finalização de Rúben Sousa – a menos de três minutos do final, mas o golo foi anulado… após conferência entre os dois árbitros!

No último minuto, o treinador da Juv. Viana, André Azevedo, apostou no ataque com cinco elementos (portanto, sem guarda-redes na pista). E a ousadia acabou por resultar nos instantes finais: remate de Casanova e desvio (feliz) de Pedro Baptista, fixando o resultado em 3-3.

A comitiva tomarense protestou, alegando que o desvio foi feito com a luva. Mas, desta vez, a equipa de arbitragem manteve a decisão… e, para desespero da equipa leonina, validou o golo!

Apesar deste percalço, o Sp. Tomar/IPT somou um ponto… que o deixa no sexto lugar e muito perto de garantir a presença na Taça 1947: esta nova competição irá realizar-se entre 9 e 13 de dezembro, no Luso, envolvendo as oito melhores equipas do campeonato nacional no final da primeira volta.

Outros resultados desta jornada 11: Sporting-Riba D’Ave, 4-2; Ó. Barcelos-Tigres Almeirim, 6-2; H. Braga-Oliveirense, 2-4; foram adiados os encontros FC Porto-Sanjoanense, Turquel-Benfica e Valongo-Famalicense.

Na próxima jornada, na terça feira, 1 de dezembro (16h00), o Sp. Tomar/IPT recebe o líder Sporting.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -

Últimas

OMIRI no próximo dia 9 de outubro em Tomar

Omiri é um dos mais originais projetos de reinvenção da música tradicional portuguesa. Para reinventar a tradição,...

Autárquicas 2021: Comissão Nacional de Eleições avançou com “procedimento contra-ordenacional” contra presidente da câmara

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) avançou com um “procedimento contra-ordenacional” contra Anabela Freitas, presidente da Câmara...

Autárquicas: são sete as escolhas em Tomar

A cidade templária conta para as Eleições Autárquicas do próximo domingo, dia 26 de setembro, com 33 895 eleitores e são sete...

Sertã: apreensão de mais de três mil plantas de canábis

O Comando Territorial de Castelo Branco, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da Sertã, deteve, no dia 23 de setembro, um...

Ação de desratização e desbaratização: condicionamento do estacionamento na rua Jácome Ratton no próximo dia 1 outubro

Tendo em conta a realização dos trabalhos de desratização e desbaratização, o estacionamento na rua Jácome Ratton será restringido na área sinalizada...

Rotary Clube de Tomar-Cidade recebe visita do governador e apresenta plano de ação

O Rotary Clube de Tomar-Cidade recebeu, no passado dia 22 de setembro, o Governador do D1960 - 2021/2022, Paulo Martins, que esteve...
- Advertisement -

Mais notícias

- Advertisement -