fbpx
19.6 C
Tomar

NERSANT dinamiza sessões online para empreendedores

Relacionadas

ADIRN recepciona 12,4 Milhões de Euros em candidaturas ao programa +COESO Emprego

A primeira fase de candidaturas do programa +COESO Emprego encerrou a 15 de...

Obra da Sinagoga de Tomar recebe Prémio Nacional de Reabilitação Urbana

A obra de recuperação da Sinagoga de Tomar, que reabriu em 2019, acaba de...

Rua Infantaria 15 encerrada ao trânsito entre as 17h00 das sextas e as 8h00 das segundas feiras

A partir do próximo dia 25 de setembro, sexta feira, a Rua Infantaria 15 será encerrada ao...

Ferreira do Zêzere: GNR deteve suspeito de violência doméstica

O Comando Territorial de Santarém, através do Posto Territorial de Ferreira do Zêzere, deteve, ontem, dia 17,...

Rede Cultura 2027 promove colóquio de jovens investigadores em Leiria, Tomar e Batalha

A Rede Cultura 2027 convida jovens investigadores a submeterem os seus trabalhos no âmbito do património cultural...
Elsa Ribeiro Gonçalves
Elsa Ribeiro Gonçalves
Nasceu em Tomar em 1976. Licenciada em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social do IP Lisboa. É jornalista desde 2005, sempre na imprensa regional. Mãe de uma menina, a escrita e as viagens são as suas outras grandes paixões.

A taxa de sobrevivência de novas empresas a dois anos é de 56% em Portugal, enquanto para as empresas acompanhadas pela NERSANT essa taxa de sobrevivência atinge os 92%. Estes dados foram divulgados esta quarta-feira, 17 de junho, pela Associação Empresarial da Região de santarém numa sessão online dedicada ao tema “O papel do IEFP e da NERSANT no apoio aos empreendedores”. Esta sessão online foi seguida de um segundo webinar para apresentar o “Programa de Aceleração de Ideias” que a NERSANT vai organizar para os empreendedores a partir de 23 de junho.

Na primeira sessão foi apresentado o modelo de apoio disponibilizado gratuitamente aos empreendedores pela NERSANT. O processo começa na maturação da ideia de negócio, com a definição do negócio, passa depois pela elaboração do plano de negócio, eventualmente pelo recurso ao mercado de financiamento para empreendedores que necessitem de apoio financeiro, e culmina no acompanhamento da empresa após o início da atividade.

Peça central neste processo é o PAECPE – Programa de Apoio ao Empreendedorismo e Criação do Próprio Emprego, do Instituto de Emprego e Formação Profissional. Este programa possibilita aos desempregados inscritos no IEFP que queiram criar o seu próprio emprego resgatarem de forma antecipada, total ou parcialmente, as prestações de desemprego a que têm direito, mas também acederem às linhas de crédito com taxas de juro bonificadas Microinvest e Invest+)., para criarem o seu negócio. Em alternativa, os empreendedores podem recorrer ao programa nacional de microcrédito do Programa de apoio ao desenvolvimento da Economia Social. ou ao sistema de créditos com garantia e bonificação de taxa de juro.

De salientar que a NERSANT é entidade acreditada para prestar apoio técnico no âmbito do PAECPE – Programa de Apoio ao Empreendedorismo e Criação do Próprio Emprego, e apoia os empreendedores interessados na elaboração da candidatura de forma gratuita.

Mediante um protocolo de cooperação celebrado com o IEFP, a NERSANT integra a rede de entidades prestadoras de apoio técnico à criação e consolidação de projetos para a área do distrito de Santarém e concelho de Azambuja. Este apoio técnico destina-se à tem como objetivos, a promoção do empreendedorismo, a criação de empresas e à a criação do o auto- emprego, criação de novos empregos e, apoiar na estruturação das empresas e mitigação de riscos do negócio de projetos, na mitigação de riscos do negócio, na angariação de fontes de financiamento e no desenvolvimento e consolidação dos projectos, bem como proporcionar o desenvolvimento de competência em empreendedorismo e, por último, tem como objectivo acompanhar e apoiar a consolidação dos projectos na fase inicial de implementação.

A NERSANT concede este apoio através de duas modalidades – uma de capacitação do empreendedor e apoio à conceção e elaboração do plano de investimento de negócios, é desenvolvida até a aprovação do projeto; uma segunda modalidade prevê apoio ao projeto durante os dois primeiros anos de atividade da empresa, através da realização de visitas mensais de acompanhamento e consultoria.

Compete ao IEFP acompanhar o empreendedor, desde o momento em que requer a declaração de pedido de apoio técnico até ao seu encaminhamento para a entidade acreditada, e finalmente a análise e aprovação do dossiê de candidatura com o plano de viabilidade económico-financeira do projeto.

Além do apoio técnico e consultoria, a NERSANT disponibiliza aos empreendedores um conjunto de ferramentas de extrema utilidade, como o portal Sítio do Empreendedor com muito informação útil, a realização de um teste de Perfil ainda na fase de maturação da ideia de negócio e a ferramenta Business Plan, uma plataforma de apoio à definição da proposta de valor, definição do modelo de negócio e elaboração do plano de negócios.

De salientar que esta metodologia de trabalho da NERSANT tem demonstrado resultados muito positivos. De facto, enquanto a taxa de sobrevivência de novas empresas a dois anos fica nos 56% para Portugal, 55% para a Lezíria do Tejo e nos 56,6% para o Médio Tejo, essa taxa de sobrevivência é de 92% para as empresas acompanhadas pela NERSANT. Um número que demonstra a eficácia do modelo de funcionamento e o valor do acompanhamento dos técnicos da NERSANT.

Vai começar novo programa de aceleração de ideias de negócio

A segunda sessão online, ainda nesta quarta-feira, foi dedicada à apresentação do Programa de Aceleração de Ideias, destinado a pessoas que tenham uma ideia de negócio e vontade de criar uma empresa, ou para empresas já constituídas que queiram reformular ou reinventar o seu negócio.

O Programa de Aceleração de Ideias de Negócio visa uma mais rápida transformação das ideias em negócios, sem, no entanto, descurar a devida maturação e preparação de todo o projeto. 

Esta nova edição do Programa de Aceleração de Ideias de Negócio da NERSANT decorrerá em junho e julho, com a realização de 6 sessões/workshops online. O programa disponibilizará consultoria/mentoria individualizada, bem como preparação para apresentação de projetos a potenciais financiadores, independentemente da necessidade ou não de financiamento para o desenvolvimento das ideias.

A participação no Programa é gratuita, e as inscrições podem ser realizadas no http://sitiodoempreendedor.nersant.pt.

Os 6 Workshops, dois por semana decorrerão das 10h00 às 12h00, às terças e quintas-feiras, sendo a componente de mentoria opcional, e realizada no período da tarde, a partir das 14h30.

O primeiro workshop realiza-se no dia 23/06/2020, sobre os Desafios do Empreendedor e Contextualização; o 2.º no dia 25/06/2020 sobre “Segmento de clientes e Proposta de Valor”, o 3.º no dia 30/06/2020 sobre “Canais de Comunicação e Relacionamento com o Cliente”, o 4.º no dia 02/07/2020 sobre “Actividades-Chave, Recursos-Chave e Potenciais Parceiros”, o 5.º no dia 07/07/2020 sobre Fontes de Receita e Estrutura de Custos; e o 6.º no dia 09/07/2020 sobre” Pitch e Mecanismos de Financiamento”; seguindo-se uma última sessão, no dia 14/07/2020, para  “Apresentação Final dos Projetos”.

Para mais informações, poderá contactar o sitiodoempreendedor@nersant.pt

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -
- Advertisement -

Últimas

ADIRN recepciona 12,4 Milhões de Euros em candidaturas ao programa +COESO Emprego

A primeira fase de candidaturas do programa +COESO Emprego encerrou a 15 de...

Obra da Sinagoga de Tomar recebe Prémio Nacional de Reabilitação Urbana

A obra de recuperação da Sinagoga de Tomar, que reabriu em 2019, acaba de...

Rua Infantaria 15 encerrada ao trânsito entre as 17h00 das sextas e as 8h00 das segundas feiras

A partir do próximo dia 25 de setembro, sexta feira, a Rua Infantaria 15 será encerrada ao trânsito entre as 17h00 de...

Ferreira do Zêzere: GNR deteve suspeito de violência doméstica

O Comando Territorial de Santarém, através do Posto Territorial de Ferreira do Zêzere, deteve, ontem, dia 17, um homem de 49 anos,...

Rede Cultura 2027 promove colóquio de jovens investigadores em Leiria, Tomar e Batalha

A Rede Cultura 2027 convida jovens investigadores a submeterem os seus trabalhos no âmbito do património cultural europeu existente no território da...

TomarcomVida: programação deste fim de semana adiada para os dias 24 e 26 de setembro

Em virtude das condições climatéricas previstas para este fim de semana, a programação do TomarcomVida prevista para o mesmo, será incorporada nos...
- Advertisement -

Mais notícias

- Advertisement -